A SOBEI (Sociedade Beneficente Equilíbrio de Interlagos), fundada em 31 de março em 1984, é uma organização social sem fins lucrativos que atua desenvolvendo projetos socioeducativos, culturais e esportivos para crianças, jovens e idosos na região do extremo sul da Cidade de São Paulo.

Ao todo são 13 unidades localizadas na Subprefeitura da Capela do Socorro e na Subprefeitura de Parelheiros, atendendo cerca de 4.200 crianças, 1.130 jovens e adultos e 2.100 idosos, totalizando um atendimento direto a 7.200 pessoas. A organização também atende cerca de 6.000 familiares provenientes da região da Capela do Socorro e Parelheiros, que são marcadas por índices elevados de vulnerabilidade social e carência de serviços.

A SOBEI procura contribuir para a construção de vidas com mais qualidade e perspectivas por meio da educação, do esporte, da cultura, da assistência social, do desenvolvimento local e da geração de renda. Sua missão é “Proporcionar a melhoria da qualidade de vida de indivíduos menos favorecidos e a conquista da autovalorização por meio do acolhimento e da educação para a cidadania”.

A organização iniciou suas atividades na área da Educação Infantil em 1989, com o passar dos anos, foi ampliando o seu foco de atendimento e número de beneficiários. Um dos programas voltado à educação é o CEI (Centro Educacional Infantil). O projeto atende crianças de 0 a 4 anos e desenvolve um trabalho pedagógico com as famílias por meio de atividades em grupo e individuais, com o objetivo de discutir temas que possam contribuir para o entendimento de sua realidade e maior inclusão social.

Em 2000, a SOBEI estabeleceu uma parceria com a Secretaria Municipal de Serviços da Capela do Socorro e implantou o projeto Núcleo de Convivência (NC) com o objetivo de ser intergeracional envolvendo crianças, jovens e idosos. Este projeto foi totalmente reestruturado em 2008 e passou a ser chamado de Núcleo de Convivência aos Idosos (NCI). Hoje o projeto conta com uma equipe de assistente social, psicólogos, educadores físicos e arte-educador para atender os idosos. Em 2012, o NCI (Núcleo de Convivência de Idosos) foi implantado na unidade da SOBEI no Jardim das Imbuias e no ano de 2013 o projeto iniciou suas atividades na sede de Montanaro. O principal intuito dos núcleos de convivência é prevenir situações de riscos sociais e combater o isolamento social.

Os núcleos realizam cerca de 240 atendimentos diários e 160 em domicílio. As atividades realizadas pelos idosos são: artesanato, ginástica, jogos de mesa e teatro. O projeto também proporciona atividades externas como passeios culturais, esportivos, feiras culturais, shows e excursões.

Em 2009, a SOBEI implantou a Academia para a “Melhor Idade” na região da Capela do Socorro com o objetivo de proporcionar atividades físicas como ginástica, alongamento, hidroginástica aos idosos. A academia atende gratuitamente 1.400 beneficiários residentes na zona Sul de São Paulo.

Em 2010, foi estabelecida uma parceria com o SENAI para a criação do Projeto Profissionalizante, visando realizar curso de Serralheiro em Esquadrias de Alumínio a fim de aumentar a empregabilidade de jovens e adultos da região. Em dezembro de 2014, a SOBEI em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social ampliou o projeto profissionalizante agora chamado CEDESP(Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo).

Hoje, o CEDESP atende 240 alunos na faixa etária de 15 a 59 anos. O principal objetivo é desenvolver atividades para capacitar esses alunos para o mercado de trabalho. Os cursos disponíveis são Panificação, Confeitaria e Serralheiro de Alumínio.

A SOBEI promove além dessas atividades outros eventos como Baile gratuito para a Terceira Idade com quorum semanal de 400 participantes que prestigiam apresentações musicais e culturais e também realiza eventos gastronômicos como Churrascos, BrooklinFest (Festa Multicultural) e Feijoada com pagode, com o intuito de proporcionar uma qualidade de vida melhor a comunidade. Os eventos gastronômicos são para captação de recursos.

Sustentabilidade Financeira
O Financiamento da SOBEI provém de recursos públicos, eventos, indivíduos e empresas.

Recursos Públicos: parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e Secretaria Municipal de Participação e Parceria.

Eventos: Os eventos constituem-se em Projeto de Geração de Rendas onde são colocados pontos de alimentação em Feiras Culturais que geram receita para a organização.

  • Brooklinfest – semestral
  • Churrasco – trimestral

FALE CONOSCO